FECHAR

O Restaurante

Clique aqui e conheça a história do São Paulo Antigo Restaurante, e algumas curiosidades sobre Santana de Parnaíba

O São Paulo Antigo Restaurante está localizado no Centro Histórico de Santana de Parnaíba. Instalado em um casarão do século XVIII, o São Paulo Antigo é um dos principais restaurantes da Grande São Paulo focados na cozinha mineira. Para os amantes das artes culinárias, vir ao São Paulo Antigo é uma oportunidade de aliar o indescritível prazer proporcionado por um prato confeccionado de maneira artesanal, a um ambiente aconchegante e bucólico. A comida é preparada de maneira tradicional e servida em panelas de pedra, ricas em sais minerais. Impossível resistir ao torresminho e ao famoso Leitão à Pururuca, que é o carro chefe da casa.

Entrar no São Paulo Antigo Restaurante é como viajar no tempo. Sua fachada é um convite ao saudosismo, e em seu interior, as paredes de taipa, o assoalho envelhecido e as telhas feitas nas coxas de escravas fazem do restaurante uma verdadeira relíquia histórica. De sua ampla varanda, pode-se ver a praça e o coreto de Santana de Parnaíba.

Santana de Parnaíba. Uma relíquia histórica há poucos minutos da Capital

Pouca gente sabe mas bem perto do Centro de São Paulo está localizada uma das cidades de maior importância histórica do Brasil, Santana de Parnaíba. Foi de Santana de Parnaíba que tudo começou, em 1560, quando André Fernandes e Suzana Dias instalaram uma fazenda às margens do Rio Anhembi, hoje conhecido como Rio Tietê. De Santana de Parnaíba saíram as expedições bandeiristas rumo ao oeste paulista e ao Mato Grosso. O até então povoado foi elevado à condição de vila em 1625, com a criação do Município.

A área territorial contemplada pela Vila de Parnahyba nesta época alcançava os municípios de São Roque, Araçariguama, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Barueri, Franco da Rocha e Caieiras. Em 1809 Parnaíba aumentou seu território, quando a chamada Aldeia de Barueri anexou sua área à cidade, desligando-se da capital paulista.

 

Gostou dessa dica? Deixe um comentário!